top of page

Onde provar os melhores gelatos de Roma!

É impossível pensar em uma viagem para a Itália e automaticamente não se imaginar provando diversos gelatos pelo país! Afinal, o gelato é um dos ícones do país e eles fazem jus a sua fama.


A minha regra básica de uma viagem por aqui é provar pelo menos um gelato por dia, mas de preferência dois. E por qual motivo eu digo isso? Quando você vai embora bate um arrependimento e você se questiona: "Por que eu não provei mais gelatos?"


O gelato italiano tem uma consistência diferente, você quase consegue mastigá-lo na boca. A textura é cremosa, aveludada, o sabor não é muito doce e a alta qualidade dos ingredientes é importantíssima. A sazonalidade dos ingredientes, especialmente dos sabores de fruta, é essencial. As boas gelaterias usam apenas ingredientes frescos e da estação.


Fazendo tours gastronômicos aqui em Roma eu me seguro para não tomar gelato todo dia. 🙈


Mas onde vão os romanos vão para um Cono (casquinha) ou Coppeta (copinho)? Abaixo a minha lista de gelaterias favoritas em Roma:


Gelateria del Teatro

Stefano Marcotulli, ex-mestre confeiteiro, e sua esposa, Silvia, usam apenas os melhores ingredientes sazonais na Gelateria del Teatro, em uma rua lateral da via dei Coronari. Limões de Amalfi, pistache da Sicília e avelãs do Piemonte são traduzidos perfeitamente em gelatos cremosos e saborosos. O lado criativo do casal aparece em combinações como sálvia com framboesa e chocolate amargo com Nero d'Avola, um vinho tinto siciliano. Peça para espiar através do acrílico na sala dos fundos, onde tudo é feito.

Via di San Simone 70 - Próximo a Piazza Navona

Lungotevere dei Vallati, 25



Gelateria Fatamorgana

A Fatamorgana é conhecida por suas combinações únicas de sabores e dedicação em fazer gelato de forma artesanal, usando ingredientes exclusivamente frescos e sazonais. O desafio é escolher os sabores diante da vitrine, paralisados pelas quase 50 opções à nossa frente, incluindo amêndoa-cardamomo, manjericão-mel-noz, pêra e gorgonzola, semente de papoula, chocolate branco e pinhões e muitos outros que você verá disponível sempre de acordo com a estação.

Endereços:

Via Roma Libera, 11 (Trastevere)

Via dei Chiavari, 37A (Campo de' Fiori)

P.za degli Zingari, 5 (Monti)



Gelateria FiordiLuna

Há mais de 25 anos preparam gelatos artesanais, feitos com matérias-primas de cadeias de abastecimento curtas e pequenos produtores: das avelãs ao cacau, conhecendo as pessoas que cuidam dos ingredientes que produzem os seus gelatos. Ingredientes simples e sem conservantes. E o sorbet é feito apenas com frutas frescas e da estação. Eu aguardo ansiosamente por alguns meses até a chegada do verão para saborear o meu sorbet de morango e manga!

Endereço: Via Della Lungaretta, 96


A minha paixão no verão é a combinação de morango e manga

Otaleg

Marco Radicioni - um dos melhores mestres do gelato, com sua premiada Otaleg em Trastevere. Em 14 de junho inaugurou uma nova loja em Monteverde, uma zona cada vez mais rica em variedades gastronômicas, e em seu novo empreendimento terá também sobremesas e cafés especiais. E se você não percebeu o jogo de ortografia, “otaleg” é simplesmente “gelato” ao contrário.

Endereço: Via di S. Cosimato, 14a


Neve di Latte

Território do aclamado guru dos sorvetes Ermannio di Pomponio, a Neve di Latte é mais um maravilhoso local para saborear um gelato artesanal em Roma. São cerca de vinte sabores, e são mais do que bem feitos, que acompanham o movimento das estações, com opções clássicas, veganas e sem glúten.

Endereços:

Via Federico Cesi, 1 (próximo ao Castel Sant'Angelo)

Via dei Banchi Vecchi, 140

Via Vittorio Veneto, 112


Gunther

Outra ótima ao lado do Pantheon é a Gunther, ela fica em frente ao famoso Caffè Sant'Eustacchio. O proprietário Günther Rohregger nasceu no sul do Tirol (região que situa-se entre o sul da Áustria e o norte da Itália), inicialmente trabalhou como carpinteiro e depois se dedicou ao ensino de esqui. A virada de sua vida aconteceu quando ensinava esqui e conheceu Iris, e volta com ela para Roma. Na Cidade Eterna inicia o caminho para sua futura profissão: o gelato. Em 2022 apareceu entre as 25 melhores geladeiras do mundo da Financial Times.

Endereço: Piazza di S. Eustachio, 47


Gelateria dei Gracchi

A Gelateria dei Gracchi, fundada por Alberto Manassei, teve sua origem em 1981 quando ele se uniu ao irmão Vittorio, um especialista em sorvetes. Incentivado por Vittorio, Alberto mergulhou na arte do gelato, e após 18 anos de aperfeiçoamento, lançou a Gelateria dei Gracchi em Roma em 1999. A gelateria se destacou por seus sorvetes artesanais feitos com ingredientes naturais, excluindo conservantes e gorduras hidrogenadas. Com um enfoque na sazonalidade e em ingredientes locais, a gelateria conquistou reconhecimento pela qualidade de seus sabores. O pistache Bronte se tornou um destaque, celebrado por sua autenticidade. A Gelateria dei Gracchi recebeu atenção da imprensa, TV e publicações especializadas, consolidando sua reputação como referência em sorvetes artesanais em Roma.

Endereços:

Via dei Gracchi, 272

Via di Ripetta, 261


Giolitti

E não poderia faltar um clássico. Tudo começou em 1890, quando Giuseppe e Bernardina Giolitti abriram uma leiteria onde vendiam leite produzido em casa nas pastagens do campo romano. Em pouco tempo, graças à qualidade dos seus produtos, tornou-se a queijaria da Casa Real. Alguns anos depois, outras instalações "Giolitti" foram abertas, incluindo a agora histórica sede na Via Uffici del Vicario, onde um de seus filhos, Nazzareno, junto com sua esposa Giuseppina, montou um restaurante vegetariano paralelamente à venda de leite e começou o negócio de sorveteria. Após a guerra, o local teve um grande desenvolvimento, tornando-se rapidamente uma das mais conhecidas e bem sucedidas queijarias e sorveterias da capital. Hoje, depois de três gerações, os mesmos gostos e sabores do passado podem ser encontrados, produtos frescos e naturais fazem com que nossos sorvetes sejam apreciados em todo o mundo.

Endereço: Via degli Uffici del Vicario, 40


Não caia em armadilhas!!

Caso você veja uma gelateria assim: CORRA, SEM OLHAR PARA TRÁS!


Eu sempre explico nos meus tours é sobre como evitar a gelateria pega-turista. Sim, elas existem e muita gente cai. E a minha missão aqui é não deixar nenhum de vocês cair nessas armadilhas quando estiverem aqui!


Se você ver uma gelateria com enormes montanhas de gelato multicoloridos, com muitos enfeites, confetes, frutas em cima, especialmente com cores vibrantes, azuis e sabores de unicórcio, só CORRA!


Elas fazem isso para atrair a atenção de turistas e crianças pelas montanhas de gelato.


Montes fofos de gelato transbordando de seus potes: A consistência aerada, porém bonita, é obtida com aditivos químicos e estabilizantes que permitem que mais ar seja incorporado à mistura. Quanto mais alta a montanha de um gelato, mais artificial ele é, eles adicionam estabilizante para manterem eles daquela forma.


Procure uma gelateria que tenha o gelato coberto por uma tampa ou com pequenos montes de gelato. E sem cores fosforescentes. Se você ver um gelato de pistache cor verde esmeralda, fuja. O verdadeiro gelato de pistache terá uma cor verde-amarronzada.


Se um gelato de banana for amarelo, corra mais rápido ainda. Você deve ser lembrar sempre da cor da fruta e não da casca dela.



Quando você estiver passeando pelas ruas da Cidade Eterna, não deixe de se entregar a uma (na verdade algumas) experiência, saborear um autêntico gelato italiano.


Dos sabores mais clássicos como Nocciola, Pistacchio, Stracciatella, Gianduia, Limone ao de Manjericão, Figos, Zabaglione, Amarena, Noce di Sorrento e todas as frutas sazonais!


Deixe-se levar por essas maravilhas geladas, que são muito mais do que sobremesas - são uma parte intrínseca do sabor de Roma, uma doce lembrança que permanecerá em sua memória muito depois de sua viagem chegar ao fim.

116 visualizações

Comments


bottom of page